sábado, 16 de junho de 2012

Viver É Tão Simples!

 
clip_image001
Eu salvei esta ista há algum tempo, e quero dividir com vocês. Ela saiu na revista Revista Bons Fluidos edição número 100. São 100 idéias para viver de uma forma mais simples e leve, e espero colocá-as em prática!
001 - SER MAIS VERDE ou ecologicamente correto é uma atitude 100% bons fluidos. Atitudes simples já ajudam a deixar o planeta melhor. Uma delas pode ser utilizar produtos de limpeza naturais. Tente o vinagre: remove manchas e odores fortes, limpando azulejos e panelas.
002 - RIR DE SI MESMO diminui seu estresse e o de quem estiver a seu redor.
003 - CONVIDAR PARA UM CHÁ é tão aconchegante quanto a bebida. Experimente hibisco, cravo e canela. A cor é vinho, e o sabor, hmmm.
004 - TRINTA MINUTOS DE CAMINHADA, cinco vezes por semana, aumentam a expectativa de vida em um ano e meio. Correndo, a sobrevida se estende a quatro anos.
005 - VENTO NO ROSTO. Um passeio de bicicleta, e o lazer está garantido.
006 - SÓ POR UM DIA, NÃO CONSUMA CARNE. Menos carne significa menos gordura saturada. Essa atitude pode virar hábito uma vez por semana.
007- SÁBADO SEM CARRO. Algumas pessoas já contribuem para o bem-estar do planeta deixando o carro na garagem nos fins de semana. Bônus: o hábito de caminhar faz bem a seu coração.
008- CORPO SEM TOXINAS: a medicina tradicional chinesa diz que a primavera é a estação da renovação. No prato, inclua mais alimentos frescos, frutas da época, grãos e sementes.
009- FENG SHUI TAMBÉM DESINTOXICA. Ao limpar nossa casa, já estamos colaborando para a harmonia do Universo
010 - AH, OS PERFUMES. O aroma pode fazer a diferença para começar bem o dia.
011 - BEIJAR. E tem idéia melhor
012 - E TAMBÉM ABRAÇAR. Um gesto absolutamente liberado.
013 - CHECAR O RÓTULO DOS COSMÉTICOS e verificar se a embalagem é biodegradável e a matéria-prima orgânica sem pesticidas é uma atitude nota 10.
014 - FAZER UM BOLO QUENTINHO e levar para alguém que há tempos você não encontra é uma das delicadezas da amizade que nunca deveriam morrer.
015 - TELA FRIA. Você sabia que desligar o monitor do computador antes de sair para almoçar economiza dez vezes mais energia do que o descanso de tela? 016 - ANDAR DESCALÇO NA GRAMA.
017 - UM BANHO DE CHUVA, porque lembra a infância, coisa de meninada levada da breca. E feliz.
018 - UM SABONETE CHEIROSO, já que depois da chuva nada melhor do que um banho bem quentinho e prazeroso.
019 - CHÁ VERDE no cardápio. De uma a três xícaras por dia auxiliam no combate ao envelhecimento precoce. E estudos indicam que esse hábito ajuda a emagracer, a proteger o coração...
020 - FAZER UMA BOA AÇÃO. Ok, essa idéia tem muitas versões. Uma delas é dar início à coleta de lixo seletiva em seu prédio. No site www.cempre.org.br, há dicas para quem deseja colocar em prática a atitude.
021 - ALIMENTOS ORGÂNICOS: comece sua dieta de desintoxicação comprando ao menos um tipo de fruta e/ou verdura orgânica por semana.
022 - BRINCAR COM SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO. Estudos mostram que os bichos são como terapeutas, diminuindo o estresse do dia-a-dia
.023 - OLHAR NO ESPELHO E OBSERVAR AS RUGAS que surgem em seu rosto como marcas da vida.
024 - ABRA A JANELA por ao menos 15 minutos todos os dias. Em locais fechados, o ar costuma ser mais poluído.
025 - QUE TAL UM FILME EM CASA? Tem horas que a gente só quer ficar de pernas para o ar e se deixar levar pela fantasia. Escolha o DVD de que tanto gosta e fique de bem com a vida.
026 - COMPRAR PELA INTERNET. Essa é uma atitude que merece ficar. Facilita a vida, pode sair bem mais barato e você ainda economiza combustível.
027 - O QUE É BONITO MERECE SER USADO. Por que reservar um copo lindo ou de cristal só para ocasiões especiais? Não, não. Todo dia você merece o melhor.
028 - ESCREVER UMA CARTA a quem está distante e ainda colocar no envelope uma lembrança, que pode ser uma folha do seu jardim, uma foto recente ou mesmo uma antiga de vocês juntos.
029 - FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES. Talvez isso pareça um desperdício insignificante, mas, se os moradores da Grande São Paulo adotassem a postura, todo dia seria poupada água equivalente ao que cai das cataratas do Iguaçu por nove minutos.
030 - ROUPAS À BASE DE ALGODÃO se possível orgânico. O contato é macio e sua produção causa menos impacto ao meio ambiente do que as de náilon ou raiom.
031 - MEDITAR.
032 - ECONOMIZAR GÁS. O gás que alimenta 90% dos fogões do país contribui para o efeito estufa. Diminua seu consumo, deixando alimentos duros, como grãos e cereais, de molho antes de cozinhar.
033 - APRENDER A IDENTIFICAR CORRETAMENTE OS SELOS DE PROCEDIMENTO SOCIAL E AMBIEN TAL DAS INDÚSTRIAS. No por tal da Associação Brasileira de Nor mas Técnicas (www.abnt.org.br), existe uma seção dedicada às diferentes certificações, entre elas a de gestão ambiental e responsabilidade social, com a lista de empresas certificadas.
034 - FÉRIAS, FÉRIAS, FÉRIAS. Essa idéia combina com viagem e faz bem ontem, hoje e sempre. Leve apenas o essencial.
035 - PROTEGER A PELE com um bom filtro solar para ficar bonito e saudável por muitos anos.
036 - TIRAR AS FOTOS DO ARMÁRIO e passar uma tarde inteira de memórias, revendo pessoas que já se foram e dias felizes, enche o coração de alegria.
037 - TEMPO LIVRE PARA A LEITURA!
038 - OUVIR MÚSICA! Seria simplesmente impossível sobreviver sem ela
. 039 - IR MAIS LONGE! Escolha um lugar novo para caminhar ou correr e aumente a distância. Convide um amigo e faça o teste da conversa: se não consegue falar enquanto corre, diminua a marcha.
040 - INCLUIR A QUINOA NO CARDÁPIO. Esse grão, de origem inca, apresenta um alto índice de proteínas, cálcio, fósforo e magnésio e estimula o funcionamento do intestino.
041 - DAR BOM-DIA.
042 - REVISITAR O GUARDA-ROUPA e combinar as roupas antigas com as mais novas.
043 - UMA LINDA LUMINÁRIA é suficiente para deixar um cantinho da casa mais aconchegante e bonito.
044 - OPTAR POR MADEIRA CERTIFICADA. Embora mais caros, os objetos feitos desse material têm uma produção mais responsável com respeito ao meio ambiente e a relações de trabalho justas.
045 - AROMATIZAR O AMBIENTE faz bem para a alma e também deixa a casa mais bonita. Tenha sempre à mão incensos ou difusores e óleos aromáticos. 046 - CONECTAR-SE COM O MUNDO.
047 - USAR UM COLAR LINDO e vermelho, que exale feminilidade.
048 - OLHAR PARA AS ESTRELAS.
049 - ECONOMIZAR ENERGIA. Se não estiver usando eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, desligue-os da tomada: 75% da energia que os fazem funcionar é consumida enquanto eles estão plugados sem estarem em uso.
050 - TELEFONAR PARA __________ Ligue para a pessoa querida com quem você não conversa há tanto tempo.
051 - HORA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO.
052 - ASSISTIR A UM ESPETÁCULO DE DANÇA e se matricular numa escola depois para aprender a dançar bolero, gafieira, rock ou chachachá.
053 - CADEIRA DE BALANÇO. Para embalar nossos sonhos.
054 - APRENDER A SAUDAR O SOL. Em nosso site, www.bonsfluidos.com.br, você encontra uma seqüência completa das posturas de saudação ao Sol -- do jeitinho como fazem os iogues. 055 - COMPRAR FLORES PARA VOCÊ MESMO!
056 - CONSERTAR OS OBJETOS QUEBRADOS, em vez de trocá-los por novos. Essa atitude vai reduzir o volume de lixo e a demanda por novas produções. Resultado: economiza energia e, conseqüentemente, diminui a emissão de gases de efeito estufa.
057 - TER FÉ. Independentemente da crença ou do momento de vida.
058 - CRIAR UMA HORTA.
060 - COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO. “Nas comunidades da floresta há um grande senso de solidariedade e construção conjunta. Cada indivíduo se sente como parte do todo. Isso não só traz a sensação de compartilhamento nos desafios da vida, pertencimento e reconhecimento de cada um com seus semelhantes, mas também um grande senso de responsabilidade individual em relação ao coletivo.” O trecho é do livro A Vida Que a Gente Quer Depende do Que a Gente Faz, idealizado pelo Instituto Ecofuturo.
061 - EXPERIMENTAR UM NOVO SABOR.
062 - USAR UM ACESSÓRIO QUE FOI DA SUA AVÓ e lembrar dela o dia todo.
063 - CALIBRAR OS PNEUS! Ok, muita gente já faz isso para poupar combustível. Vale saber que um carro 1.0 que anda 1,5 mil km por mês emitirá, a cada ano, 162 kg de CO2 a mais que o mesmo carro com pneus calibrados. Então, não se esqueça disso.
064 - FAZER UM CHECK-UP!
065 - REUTILIZAR A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR. Reserve a água do enxágüe para limpar a garagem ou o quintal.
066 - DOIS EM UM é quando a gente dá um presente e ainda valoriza o trabalho artesanal.
067 - PREFERIR EMBALAGENS RETORNÁVEIS quando comprar bebidas e refrigerantes. Isso reduz a quantidade de lixo.
068 - MENTALIZAR SEMPRE O MELHOR.
069 - FUGIR DA CIDADE E PASSAR UM DIA NA PRAIA. Ou fugir da praia e passar um dia na cidade. O que vale é quebrar a rotina, fazer coisas novas.
070 - VALORIZAR A DIVERSIDADE HUMANA. Lembre que respeitar não implica concordar. Compreenda que as outras pessoas também querem ser felizes a sua própria maneira. Manifeste seu afeto e respeite suas necessidades, orienta Jorge Mello, do Instituto Brasil Simples.
071 - CEDER A UM DESEJO mesmo que seja comprar a bolsa que há algum tempo você vem namorando na vitrine.
072 - PEDIR DESCULPAS.
073 - TOMAR UMA SOPA com os amigos e jogar muita conversa fora.
074 - PRATICAR A COMPETIÇÃO SAUDÁVEL. Observar o sucesso do outro pode nos dar pistas do que falta em nós e, dessa maneira, contribuir bastante para o crescimento pessoal.
075 - RECEBER UMA MASSAGEM!
076 - DOAR O QUE A GENTE NÃO QUER MAIS. “É preciso começar a trilhar o caminho inverso de um dos pilares do consumo desnecessário: o descarte de produtos”, diz Mattar.
077 - IR À FEIRA e perceber as diferentes cores e aromas dos alimentos.
078 - CANTAR para espantar todos os males.
079 - ECONOMIZAR PAPEL é muito fácil. Evite imprimir arquivos desnecessários e use os dois lados da folha. Além de evitar a emissão de resíduos e a derrubada de árvores, essa atitude economiza água. Para produzir 1 kg de papel, são necessários 540 litros do líquido.
080 - VESTIR-SE COM UMA COR ALEGRE.
081 - DAR PASSAGEM NO TRÂNSITO é sempre uma forma de exercitar a gentileza.
082 - USAR LÂMPADAS FLUORESCENTES. Elas usam 65% menos energia que as regulares e duram até dez vezes mais. Valem o investimento.
083 - CONVERTER UMA HORA DE ESPERA EM MOMENTO DE ATIVIDADE. Se tem que esperar o resultado de um exame, a filha sair da aula de tênis etc., ande.
084 - APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO. Quem disse que já passou da hora?
085 - DAR CONFORTO PARA SEUS PÉS.
086 - COMPRAR ALIMENTOS IN NATURA. O processo de industrialização exige muita água, energia e transporte. Os itens são levados do campo até centrais de abastecimento e de lá até as fábricas. De pois até as lojas e, por fim, transportados até a casa do consumidor.
087 - SORRIR. No livro Sun Tzu para o Sucesso, o consultor americano Gerald Michaelson diz: “Sorria, seja prestativo e bem- humorado. Se conseguirmos nos tornar um ouvinte que melhora a autoestima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nós”.
088 - ANDAR POR AÍ FOTOGRAFANDO TUUUUUUDO. Isso ajuda a perceber outros ângulos e novas formas de olhar.
089 - LIGAR O SOM e ouvir os sucessos que marcaram sua vida. Quem sabe você até descobre sua própria trilha sonora.
090 - DESLIGAR O DESPERTADOR E DORMIR À VONTADE.
091 - ADOTAR UMA CANECA. Copos de plástico gastam energia para serem produzidos e demoram anos para decompor.
092 - VIVA A ECOBAG! Levar sua própria sacola de compras ao supermercado é moderno. Em São Paulo, os saquinhos plásticos ocupam 20% do volume de um lixão.
093 - CAFÉ FEITO NA HORA é sempre uma boa idéia. Ainda mais se acompanhado de petit-fours e uma louça bonita.
094 - RECICLAR SEU LIXO!
095 - ALONGAR-SE.
096 - CONSUMIR UMA CASTANHA-DO-PARÁ POR DIA. Porque protege contra o envelhecimento precoce e as doenças cardíacas e equilibra o hormônio tireoidiano. Resultado: você ganha disposição.
097 - DIZER “EU TE AMO”.
098 - ORIGAMIS, BORDADOS, TRICÔS. Fazer um trabalho manual é como terapia.
099 - BRINCAR COM AS CRIANÇAS. Essa alegria amolece até o coração mais duro.
100 - POR FIM, NADA DE RADICALISMO. O importante é ter consciência das coisas que se faz para você mesmo, para os outros e para o planeta.
Ficou inspirada(o)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário